Gabriela Borges

Pesquisadora e professora de estéticas e linguagens audiovisuais.

Graduada em Comunicação Social pela UFMG. Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágios de pesquisa sobre o cinema espanhol dos anos 80 e 90 na Universidade Autónoma de Barcelona e sobre os trabalhos audiovisuais de Samuel Beckett no Trinity College Dublin.

Lecionou diversas disciplinas práticas e teóricas nos cursos de Comunicação Social das universidades Mackenzie, FAAP, UniSant'Anna e Uniban e no curso de Cinema e Teatro do Trinity College Dublin.

Apresentou comunicações em vários congressos no Brasil e no exterior, tais como Intercom, Compós, Socine, International Association of Visual Semiotics e CICEC (Congresso Internacional de Cinema Europeu Contemporâneo) e publicou artigos em revistas científicas da área, tais como Galáxia, Olhar, Visio, Líbero e Significação.

Atualmente prepara a publicação de um livro sobre propostas estéticas de qualidade na televisão.

Currículo-vitae Lattes CNPq


Publicações:

Tempo, Memória e Tecnologia na transcriação das peças de Samuel Beckett para cinema e televisão, Revista Intermídias, N°3, Junho 2005. [http://www.intermidias.com/fr_comun.htm]

A discussão do conceito de qualidade no contexto televisual britânico, Revista Líbero da Faculdade Casper Líbero, 1° semestre 2005.

Beckett on film: a dialogue amongst cinema, television and theatre, Anais do I Congresso de Cinema Europeu na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Junho 2005, (CD-ROM).

A poética televisual de Samuel Beckett. Tese de Doutoramento. Comunicação e Semiótica PUC-SP, Abril 2004.

A poética televisual de Samuel Beckett, Revista Transdisciplinar de Comunicação, Semiótica e Cultura Galáxia da PUC-SP, N°. 8, Outubro 2004.

As imagens da memória. Yeats...Proust...Beckett publicado na revista FACOM da Faculdade Faap, N°.12, 1° semestre 2004, 29-36. Disponível na Internet na biblioteca online de Ciências da Comunicação [http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-as-imagens-da-memoria.pdf]

O olhar voraz da câmera personagem no filme de Samuel Beckett, Revista Olhar da UFSC, Ano 04, N°.8, 2° semestre 2003. Disponível na Internet na biblioteca online de Ciências da Comunicação
[http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-personagem-no-filme-samuel-beckett.pdf]

Enquadrando a tele-peça Quad, de Samuel Beckett publicado na Revista Eletrônica AV, do curso de Realização Audiovisual da Unisinos, Ano 1, N°.1, Novembro 2003, 37-43. Disponível na Internet na biblioteca online de Ciências da Comunicação
[http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-enquadrando-a-tele-peca.pdf]

Enframing Beckett’s Quad, Revista Visio da Associação Internacional de Semiótica Visual. Vol.8, N°.1-2, Primavera 2003, 235-240.

Fantasmas que assombram a televisão, Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, UFBa Salvador, Setembro 2002, (CD-ROM). Disponível na Internet na biblioteca online de Ciências da Comunicação
[http://www.bocc.ubi.pt/pag/borges-gabriela-fantasmas-que-assombram-a-televisao.pdf]

Sexo e política norteiam as produções espanholas, Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 22 de Julho 1998.

O espetáculo do grotesco no cinema de Pedro Almodóvar. Dissertação de Mestrado. Comunicação e Semiótica PUC-SP, Outubro 1997.

A espetacularização do grotesco no cinema de Pedro Almodóvar, Revista Significação do Departamento de Cinema da Escola de Comunicação e Artes da USP, N°.11, Agosto 1996, 221-234.