Hudson Moura

Pesquisador e professor de cinema, comunicação e literatura.

PhD em Cinema e Literatura pela Universidade de Montreal no Canadá e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Atualmente realiza um pós-doutoramento em Estudos Cinematográficos na School for the Contemporary Arts da Universidade Simon Fraser em Vancouver, Canadá.

Ministrou cursos sobre cinema, comunicação, vídeo, fotografia e literatura nas Faculdades Faesa, Faculdade Novo Milênio e Faculdade Cândido Mendes de Vitória, na Universidade Federal de São Carlos em São Paulo (UFSCar-SP) e na Universidade de Montreal no Canadá.

É pesquisador associado do Centro de Estudos da Oralidade da PUC-SP, do Centro de Pesquisas sobre a Intermídialidade (CRI – Centre de Recherches sur l’Intermédialité) da Universidade de Montreal – Canadá e do grupo de estudos Comunicação e Cinema da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - São Paulo.

Realizou com Suely Soarres o documentário Os arquivos secretos de Amylton (2004, 54min).

Currículo-vitae Lattes CNPq

Bibliografia

GLAUBER ET L’IMAGE-EXIL DANS CLARO. In: Revista CINÉMAS. Mémoires et médiations entre l’Europe et les Amériques, organizado por Johanne Villeneuve e Marie-Pascale Huglo. Montreal, Outono 2005.

O EXÍLIO E A MORTE SIMBÓLICA NO CINEMA E NA LITERATURA POPULAR DOS HOMENS QUE VIRARAM SUCO. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação [www.bocc.ubi.pt] 17/05/2005.

A PROPÓSITO DOS SEGREDOS DO DOCUMENTÁRIO
. Revista Intermidias.com. Ano 1, número 2, 01/03/2005.

A CONSTRUÇÃO MEMORIAL DO OLHAR FOTOGRÁFICO. Revista Intermidias.com. Ano 1, número 1, 07/11/2004.

ICONE DO FAROESTE. In: A Gazeta. Caderno 2, p. 06, 06/08/2004.

UMA ODE AO CINEMA CAPIXABA. Revista Target, edição 26 - Dezembro/2004, Vitória-ES.

A NARRATIVA E A ESTÉTICA DO CINEMA DOCUMENTAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO NAS OBRAS DE EDUARDO COUTINHO. In: Revista Olhar. Universidade Federal de São Carlos – São Paulo – no prelo.

O SILÊNCIO E A SOMBRA DA MORTE EM ABRIL DESPEDAÇADO In : Cinemaes/Debate [http://www.maes.es.gov.br/cinemaes] Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo, Museu de Arte do Espírito Santo, Vitória – ES.

L’IMAGE-EXIL – Tese de doutorado. PhD em Cinema e Literatura. Université de Montreal – Canadá 2002.

DES MOUVEMENTS ET DES PASSAGES DANS L’ESPACE DE L’INTERMÉDIALITÉ. In: VISIO, Le visuel à l’ère du post-visuel I/The Visual in the Age of the Post-Visual I. Revue de l'Association internationale de sémiotique visuelle (AISV). Université de Laval, Québec, vol. 8, no. 1-2, printemps-été 2003.

A CHEGADA. (Conto de ficção) In : HÉLIOS, n. 3, vol. 4, Montréal, abril 2000.

ORALIDADE E FABULAÇÃO. In : Oralidade em Tempo e espaço. Colóquio Paul Zumthor. Org. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo, Educ/Fapesp, 1999. pp. 173-182.

O ESTADO DAS COISAS NO TEMPO E ESPAÇO DE WIM WENDERS. In : Revista APG, São Paulo, PUC, 1997.

MEMÓRIA E EXÍLIO. O CINEMA DE VLADIMIR CARVALHO. Dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica. PUC-SP, 1996.

VALE DE TIA NEIVA. CONSTRUÇÃO DE UMA UTOPIA. (Ensaio fotográfico). In : O SEMIOTICO. São Paulo, PUC, agosto 1995.